top of page

AGS PROMOVE DESAFIO PARA SURFISTAS DA REGIÃO SUL

O destaque foi Tiago Braga, que venceu pela terceira vez em Balneário Gaivota, agora no AGS Surf Challenge, realizado no feriado de 15 de novembro, terça-feira, em ondas de meio metro. Mais de 50 surfistas do sul do país marcaram presença.


O AGS Surf Challenge, que inicialmente havia sido marcado para o início do mês de outubro, acabou sendo transferido duas vezes por conta dos ventos fortes que ocorreram na região. Em virtude disso, a diretoria da Associação Gaivota de Surf - AGS, após a análise dos gráficos de previsão de ondas e vento, decidiu realizar o evento no feriado do dia 15 de novembro.


Foi um dia marcado por sol forte e bastante calor. O público compareceu em peso para prestigiar o evento. O dia iniciou com uma brisa leve de terral, ou seja, vento oeste, o melhor para a prática do surfe, e oscilou entre sul e sudeste na parte da tarde. As ondas estavam pequenas, mas mesmo assim os surfistas conseguiram proporcionar belos embates na água.


O AGS Surf Challenge foi realizado em um formato de um desafio de um dia só, premiando com uma prancha o campeão de cada categoria.


O surfista de Torres/RS, Tiago Braga, que já havia sido campeão por duas vezes em Balneário Gaivota, fez dobradinha, faturando a primeira colocação nas categorias Open e Master, esta última para surfistas acima de 35 anos. Com esse resultado, Braga foi premiado com duas pranchas Simões Surfboards.


A final da principal categoria (Open) foi marcada por reviravoltas na primeira colocação. Os quatro atletas conseguiram notas bem semelhantes. Rafael França, do Balneário Arroio do Silva, abriu a bateria com a melhor nota (5.33). Na sequência, o atleta local Ruan Guimarães conseguiu encontrar boas ondas e liderou a bateria até os últimos instantes, quando Tiago Braga, na sua última onda, conseguiu a virada, somando 9.47 contra 9.10 de Ruan. Apesar das condições bem difíceis, o atleta Robson Pinheiro, de Torres/RS, também mostrou um belo trabalho, ficando com a quarta colocação.


Na categoria master, para surfistas com mais de 35 anos, Tiago Braga superou Rafael França, o atleta local Vanderlei Costa e o atleta do Morro dos Conventos, Vagner Machado.


Na categoria local, apenas para surfistas de Balneário Gaivota, Ruan Guimarães levou a melhor, seguido de Vanderlei Costa, que defendia o título, Bruno Gonzaga e Arnaldo Júnior.


Já na categoria junior (Sub 18), o campeão foi o Bruno Gonzaga, que faturou o título pela terceira vez. Em segundo lugar ficou o atleta Theodoro Fabris, de Garopaba. Na terceira colocação ficou Ricardo Abel, de Torres, e o local Pedro Galvan ficou em quarto lugar.


Pedro Galvan foi o campeão da categoria Mirim (Sub 16), com Ricardo Abel como vice-campeão. Clara Figueiró ficou em terceiro lugar e Luan Ramos em quarto.


A categoria feminino, que vem ganhando cada vez mais força e espaço, foi marcada pelo incentivo proporcionado pela AGS, com a premiação com uma prancha para a campeã, assim como em todas as outras categorias. Quem levou a melhor foi a argentina radicada na Praia do Rosa Alma Corgiolu, que em seu depoimento disse que "é muito bom se sentir igual, não são todos os lugares que têm uma premiação boa assim com uma prancha. Adorei competir aqui." Clarissa Susin Tasca foi a vice-campeã, seguida por Kananda Martini e Clara Figueiró.


A AGS realiza campeonatos em Balneário Gaivota desde o verão de 1980. A cidade já sediou grandes eventos ao longo da história, como a 1ª etapa do Catarinense e Brasileiro ABRASP de 2014, realizada em março daquele ano, do qual os melhores surfistas do país estiveram presentes, com vitória de Jessé Mendes. O atual campeão olímpico Ítalo Ferreira, então uma promessa da “Brazilian Storm”, também esteve presente.


O AGS Surf Challenge foi um compromisso da Associação em promover mais eventos ao longo do ano, que planeja agora realizar um circuito de 3 etapas em 2023, sendo sempre grata ao apoio da Prefeitura Municipal de Balneário Gaivota e dos patrocinadores que acreditam no esporte.


O AGS Surf Challenge foi apresentado por Vida Marinha e Simões Surfboards.


Patrocínio: Gaivota Imóveis, Arena Gaivota, Lotérica Gaivota, Bi Marcenaria, De Luca e Lisboa Advogados e Cervejaria Perkins


Apoio: Dahul Surf House, Dividry, Farmácia Zanatta, Sul Concretos, Gaiva Tattoo, Dogão Barbershop, Dunet, Gráfica Pinguim, Análise Contabilidade, Construtora dos Santos, Centro Clínico VItalli, Half Human, Om Sabonetes Fitoterápicos, Restaurante Vintage e Rafael França Filmaker.


RESULTADOS:


Open

1. Tiago Braga

2. Ruan Guimarães

3. Rafael França

4. Robson Pinheiro


Master

1. Tiago Braga

2. Rafael França

3. Vagner Machado

4. Vanderlei Costa


Local

1. Ruan Guimarães

2. Vanderlei Costa

3. Bruno Gonzaga

4. Arnaldo Júnior


Sub 18

1. Bruno Gonzaga

2. Theodoro Fabris

3. Ricardo da Silva Abel

4. Pedro Galvan


Sub 16

1. Pedro Galvan

2. Ricardo Abel

3. Clara Figueiró

4. Luan Ramos


Feminino

1. Alma Corgiolu

2. Clarissa Susin Tasca

3. Kananda Martini

4. Clara Figueiró



Equipe técnica


Finalistas da Open


Finalistas da Master


Finalistas da Local


Finalistas da Sub18


Finalistas da Sub16


Finalistas da Feminino

112 visualizações0 comentário
Post: Blog2_Post
bottom of page